terça-feira, 28 de junho de 2011

Pedintes...



Modelo Canon EOS 1000D

Exposição 1/250

Abertura f/10

ISO 1600

Flash Não

Dist.Focal 22 mm


Foto de :Hélder Araújo


Geralmente nos aborrecemos com pedintes nas mesas dos bares, dos mesmos bares que nos encontramos para relaxar e esquecer dos “problemas” mas, principalmente dos “nossos” problemas.
As reações são as mais diversas, alguns fingem que não vêem, outros dão esmola, outros não dão por “princípio”, outros vêem os pedintes com olhos “piedosos”, alguns estabelecem diálogos bem curiosos e outros ainda se aborrecem. Há aqueles que observam o fato e refletem sobre ele, uma minoria. Outros procuram trazer tal reflexão para um diálogo de botequim e sobram concepções sociológicas, geralmente conformistas, sobre o tema.
Contudo, os mesmos pedintes que nos “aborrecem”, continuam ecoando as vozes de uma maioria que, infelizmente representa a realidade de nosso país e para a qual não podemos virar as costas, até mesmo pela impossibilidade de virarmos as costas para nós mesmos.

4 comentários:

  1. Muito bem Hélder a opção pelo p&b foi muito bem escolhido, e um tema que com essa opção dá uma força muito maior. É um tema que se torna difícil de executar por toda a envolvência que implica o registo. Acho que virar as costa a essas pessoas é não ter carácter nem respeito pelo ser humano, temos de ponderar bem as nossas atitudes.
    Moralismos à parte, a foto tecnicamente está bem executada apesar de achar que o ISO seja um pouco exagerado pelo facto de teres muita luz. A opção por uma abertura mais pequena também foi bem empregue assim dando destaque a um todo e não apenas ao mendigo, que parece ser o motivo principal, contudo pelo titulo da Foto julgo que teria sido, também, uma boa opção usares uma abertura maior de forma a isolares o motivo principal dando apenas destaque ao mesmo.
    Só falhou uma coisa que facilmente com PS se consegue resolver, que nada mais do que a exposição da foto, está um pouco exagerada, na minha opinião teria escurecido um pouco.

    ResponderEliminar
  2. Sempre com grandes mensagens e filosofias, mais uma vez muito bem Helder!
    Abraço :D

    ResponderEliminar
  3. Esta foi uma foto que comigo veio de Espanha,a máquina ainda configurada no modo (M)da noitada anterior,a motivação e rapidez do amador em registar o momento foi mais forte.
    Obrigada Nuno pela sinceridade dos teus comentários.Abraço

    ResponderEliminar