quinta-feira, 4 de novembro de 2010

(In)diferentes à espera


Model : Canon EOS 350
ExposureTime : 1.60seg
SecFNumber : F6.3
ExposureProgram : Manual
ISOSpeedRatings :100
Flash : Not fired(Compulsory)FocalLength : 350(mm)

foto de tito fontes

6 comentários:

  1. Essa foto tá com um p&b muito bem controlado, suave com enquadramento correcto dando todo o sentido ao titulo, contudo julgo que tá um pouco "pastelada", em foto a p&b tem de haver mais definição as arestas tem de estar bem nítidas e definidas.

    ResponderEliminar
  2. o titulo foi muito bem escolhido,claro que sendo uma foto de momento não teria dado muita escolha, talvez se tivesses dado mais ISO teria ficado com uma definição melhor.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida uma boa fotografia, suave P&B, com bom título. Uma composição muito boa.
    Só nao gostei na totalidade do crop em quadrado.

    ResponderEliminar
  4. Este é mais um exemplo de uma fotografia de momento como destacou o Marco, como tal era difícil estar a definir e preparar a máquina a 100%, quem se dedica a esta forma de fotografar sabe que por vezes o momento é que realmente vai definir o resultado primário do que se tenta captar (a edição vem complementar o que possa não ter resultado assim tão bem). Neste caso esta foto é uma sequência de vária fotos tiradas neste ponto, e como tal deve ser vista como um olhar de relance para algo que ia acontecer( aquela família passar ali de forma indiferente á pessoa na cadeira de rodas) pelo que seria de todo complicado obter um resultado (quase) perfeito ao nível da mensagem final (que só após várias tentativas de arranjar um nome perfeito se concretizou). As teorias das fotos perfeitas podem aplicar-se talvez à fotografia de estúdio ou de modelos ou de composição previamente planeada (entenda-se e chame-se-lhe o que se quiser). Obviamente que se pudesse pediria aquela família para fazer a cena novamente, esta foto não é propriamente um filme ou uma materialização de algo previamente planeado, é tão e somente o meu olhar para uma fracção de segundos, uma tentativa de representação7captação de uma realidade. Explicado o contexto gostaria de saber como é possível evitar que as arestas fiquem «pasteladas» (pergunto-me quem cria estes termos...).

    ResponderEliminar
  5. O facto de ser uma fotografia de momento não quer dizer que não tenhamos de nos preparar antes, já diz o ditado que o pescador se prepara em terra antes de ir para o mar.
    Outro ponto que frisaste foi o de esta ter sido o resultado de uma serie de fotos que tiraste desse mesmo local, o que leva a pensar que tiveste mais do que uma oportunidade para a execução do trabalhos, se não fosse com essa família de certo que muitas outras iriam passar dado o evento onde se enquadra a foto.
    "As teorias das fotos perfeitas podem aplicar-se talvez à fotografia de estúdio ou de modelos ...", não concordo com essa afirmação porque se virmos bem muitos dos grandes prémios do foto-jornalismo dão-se em climas de grande tensão como os de guerra e não é por isso que não deixam de ser fotos de momento.
    Em relação ao teu tom irónico no final do teu comentário, o que me leva a crer que não aceitaste aqui esse meu comentário, se me metesse aqui com termos mais técnicos seria mais difícil chegar ao objectivo principal do comentário. Mas passo a ser mais claro, numa foto a p&b os objectos/modelos/elementos têm de ter uma definição melhor uma das coisas que podias ter feito para que isso acontecesse seria o aumento do ISO, como o Marco Frisou.
    Qualquer duvida, disponha.

    ResponderEliminar
  6. um bom apanhado...com um titulo forte...boa foto mas concordo com o que foi dito pelo Marco por vezes um iso mais elevado faz toda a diferença...boas fotos

    ResponderEliminar