segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Padrão dos Descobrimentos...


Foto de: André Branco

EXIF:

Maquina: Canon EOS 50D

F-STOP: F/6.3

EXposição: 1/1600 seg

Distancia Focal: 68mm

FLASH: Não


Historia:

O monumento original foi encomendado pelo regime de António de Oliveira Salazar aos arquitectos Cottinelli Telmo (1897-1948) e Leopoldo de Almeida (1898-1975), para a Exposição do Mundo Português (1940), e desmontado em 1958.

O atual, uma réplica do anterior, foi erguido em betão com esculturas em pedra de lioz, erguendo-se a 50 metros de altura. Foi inaugurado em 1960, no contexto das comemorações dos quinhentos anos da morte do Infante D. Henrique, o Navegador.

Características:

O monumento tem a forma de uma caravela estilizada, com o escudo de Portugal nos lados e a espada da Casa Real de Avis sobre a entrada. D. Henrique, o Navegador, ergue-se à proa, com uma caravela nas mãos. Em duas filas descendentes, de cada lado do monumento, estão as estátuas de heróis portugueses ligados aos Descobrimentos. Na face ocidental encontram-se o poeta Camões, com um exemplar de Os Lusíadas, o pintor Nuno Gonçalves com uma paleta, bem como famosos navegadores, cartógrafos e reis.



2 comentários:

  1. Possivelmente teria dado um pouco mais de espaço a direita. Adoro os tons do ceu em especial nesta foto, com o contraste com o monumento

    ResponderEliminar
  2. André, adoro este registo tem uns bonitos tons, e uma excelente profundidade

    ResponderEliminar